Pintura que retrata Tiradentes um pouco antes de ser morto por enforcamento - obra pintada por Aurélio de Figueiredo na década de 1890.
Letra (trecho) – Exaltação a Tiradentes:
Análise Sociológica
1. Movimento Social e Inconfidência Mineira
A Inconfidência Mineira foi um movimento de caráter elitista, protagonizado por membros da elite intelectual e econômica da Capitania de Minas Gerais no final do século XVIII. Inspirados pelos ideais do Iluminismo e pela Revolução Americana, os inconfidentes buscavam a independência do Brasil em relação à Coroa Portuguesa, sobretudo contra os altos impostos (como a derrama).
Do ponto de vista da Sociologia dos Movimentos Sociais, pode-se enquadrar a Inconfidência como um movimento de resistência de elites locais que se sentiam lesadas pela metrópole. Não foi um movimento de massas, mas sim restrito a uma camada ilustrada e economicamente privilegiada da sociedade colonial.
2. Tiradentes como símbolo: construção da identidade nacional
Apesar de ter sido um entre vários inconfidentes, Tiradentes foi transformado, especialmente no século XIX e no início da República, em símbolo da luta pela liberdade.
Isso revela o conceito sociológico de construção de símbolos nacionais. A exaltação de Tiradentes, como na música de Mano Décio da Viola, Penteado e Estanislau Silva , cumpre o papel de formar uma identidade coletiva e de criar heróis nacionais capazes de inspirar o povo com valores como a liberdade, a coragem e a resistência.
Essa construção simbólica é também um instrumento ideológico, no sentido de naturalizar certas narrativas históricas e silenciar outras. A figura de Tiradentes é representada com características cristãs (cabelos longos, barba, expressão serena), como se fosse uma espécie de "Cristo patriota".
3. Classes sociais e contradições
Embora Tiradentes fosse alferes (um cargo militar de baixa patente), muitos dos inconfidentes eram senhores de escravizados. Isso revela uma profunda contradição do movimento: reivindicava liberdade para si, mas mantinha outros em cativeiro.
A luta por liberdade nesse contexto estava limitada às elites coloniais, sem incluir a maioria da população: escravizados, indígenas, mulheres e camadas populares. Isso permite uma crítica sociológica importante sobre a natureza excludente dos projetos de independência no Brasil.
4. Ideologia e memória social
A música "Exaltação a Tiradentes" é um produto da Era Vargas, período em que o Estado buscava criar heróis nacionais para reforçar a unidade e a identidade brasileira.
Usando o conceito de ideologia de autores como Louis Althusser ou Antonio Gramsci, podemos afirmar que essa exaltação opera como um instrumento do Estado para formar consenso, criando uma narrativa heroica que legitima a ordem social e política vigente.
A partir da música, podemos entender que:
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Tiradentes foi transformado em mito fundador da Nação;
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A Inconfidência Mineira foi um movimento de elite, com contradições entre liberdade e escravidão;
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A construção da memória de Tiradentes é um exemplo de como a história pode ser reinterpretada segundo interesses políticos e ideológicos.
COMO O TEMA PODE CAIR NO ENEM
1. Questões de História ou Sociologia
O ENEM pode cobrar:
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A natureza elitista do movimento e sua inspiração nos ideais iluministas;
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As contradições entre o discurso de liberdade e a manutenção da escravidão;
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O uso político da imagem de Tiradentes, especialmente na República;
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A formação da identidade nacional a partir de figuras simbólicas.
Exemplo de questão no estilo ENEM:
Texto 1:“Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, foi enforcado em 1792 por participar da Inconfidência Mineira, movimento que pretendia a independência de Minas Gerais do domínio português. Anos mais tarde, foi transformado em herói da pátria e mártir da liberdade.”Texto 2:"Durante o Estado Novo (1937-1945), o governo Vargas promoveu a figura de Tiradentes como símbolo de resistência, equiparando-o a Jesus Cristo, com barba longa, cabelos soltos e expressão serena."Com base nos textos e nos conhecimentos de Sociologia e História, a promoção da imagem de Tiradentes no século XX teve como objetivo:
a) Promover a religião como base da identidade nacional.b) Justificar o autoritarismo do período colonial.c) Enaltecer a monarquia como forma legítima de governo.d) Criar um símbolo unificador que legitimasse a nova ordem republicana. ✅e) Representar os movimentos populares da periferia.
A alternativa D é correta porque o Estado Novo usou Tiradentes como símbolo da luta contra a opressão, criando uma imagem de herói nacional que ajudasse a consolidar a identidade brasileira e legitimar a república. Essa prática está relacionada ao conceito de memória coletiva e de ideologia, pois constrói uma narrativa funcional ao projeto de poder.
2. Referência na Redação
Tiradentes pode ser citado como exemplo de:
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Resistência a sistemas opressores;
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Liderança em movimentos sociais;
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Formação simbólica da identidade brasileira;
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Memória e uso político da história.
Exemplo de uso como repertório sociocultural:
Se o tema da redação for “O apagamento de vozes na construção da história do Brasil”, você pode escrever:
“Enquanto a figura de Tiradentes foi amplamente exaltada como símbolo da liberdade, outros sujeitos históricos, como indígenas, mulheres e pessoas escravizadas que também resistiram ao colonialismo, foram silenciados. Isso reflete o que Michel Foucault chama de ‘regimes de verdade’, em que apenas algumas narrativas são legitimadas pelo poder.”
DICAS PARA O ENEM
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Relacione Tiradentes à ideia de mito político e à construção da memória nacional;
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Questione a ausência das classes populares nos movimentos por liberdade;
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Use conceitos como ideologia, hegemonia, classe social, resistência, memória e identidade coletiva.
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